NOTA PRÉVIA: "A presente edição, em confronto com a anterior, publicada em Janeiro de 2004, contém as alterações que o Decreto-Lei n.º 59/2004, de 19 de Março, introduziu nos artigos 508º e 510º, relativamente aos limites de indemnização, quando não haja culpa do responsável, pelos danos de que esses dois preceitos se ocupam." In Código Civil Português

sexta-feira, setembro 29, 2006

Parabéns!

Hoje, pelas 15h15m, o nosso Direito a Seguir tinha já sido acedido por 1.195 visitantes, desde 22 de Junho de 2006!

Total Page Views - 1,195
Total Uniques - 599
Uniques / Page Views 50%
Counter Start Date June 22

Obrigado pela vossa confiança! Continuem a visitar-nos

Um abraço

JBaptista

quarta-feira, setembro 27, 2006

Etiqueta(s)

etiqueta (ê), s. f. conjunto de cerimónias usadas na corte e na sociedade escolhida; regra; estilo; praxe; letreiro; rótulo.

Assim o diz o velhinho Dicionário da Língua Portuguesa.
O que me levou dias e dias a pensar e a procurar... Não sou de cerimónias, muito menos de colocar rótulos. Mas como a ideia é passar a mensagem de uma etiqueta que não se corta mal se compra roupa nova (pois até nas de marca, o símbolo já vem em grande do lado de fora, como mandam as etiquetas sociais), aqui vai, em dez linhas, uma ideia da amálgama de ideias que a minha etiqueta me revelou ser.

1) 100% autêntica, sem falsas aparências, sou o que sou, o que faço, o que dou a conhecer. Na "mania" de ser frontal, acabo por ser dura e crítica, refilo, ateimo e às vezes (só às vezes!) tenho razão.
2) Dose diária recomendada de determinação, com a respectiva coragem, que me trai, não sou medrosa e sei o que quero, sou mesmo de me aventurar - agora menos - passa a adolescência e começas a ouvir falar em obrigações e responsabilidade... Sou o "arregaçar das mangas", o "p'rá frente é que é caminho" (nasci à segunda-feira de manhã, isso tem influência, quer queiram quer não!)... tenho dias em que deixo "para amanhã" e detesto.
3) Dizem por aí que sou certinha. Talvez porque caminho por linhas direitas, sem que não tenha já escolhido travessas turvas e, pior, becos sem saída, onde luto por não ter que voltar atrás. De resto, sou tão certa ou tão errada como todos os outros.
4) Como efeito secundário, não "sacudo água do meu capote", dou o passo, vou à frente, talvez assim alumie duas vezes, é preciso quem o faça num mundo de braços cruzados, onde toda a gente acha que só deve mexer um bracinho se a recompensa for muito boa. Que falta de sentido de comunidade, de "amor à camisola", seja ela qual for.
5) Preciso de luz para viver. Sou signo de fogo, leão, gosto daquele sol que alimenta e que não está só lá para marcar presença. Prefiro os "nasceres" aos "pôres", dá-me tranquildade saber que ele não se esqueceu de nos vir acordar... Quanto ao que ele faz, depois de se deitar... com isso, já não tenho nada a ver!
6) Rio e faz-me feliz quando faço rir. E sorrir. Sou de andar com os cantos da boca sempre levantados. Sou de gargalhadas, mas não de anedotas ou piadas. Rio-me com um sorriso e gosto de me perder nesse rio de sorrisos.
7) O rio é calmo demais. Prefiro o mar revoltoso, em dias nublados. É muito mais interessante. E não acredito que esteja furioso, apenas divertido. Gosto do cheiro da areia molhada (assim como da terra molhada pela chuva), a maresia e a neblina dão-me tranqulidade.
8) Leio... perco-me a ler, não só livros, mas tudo o que tenha letras. E muitas vezes encanta-me mais um papelinho do que uma capa fina e papel couché. Escrevo menos... porque acho que ainda não aprendi a escrever algo que justifique o tempo da minha escrita. Por isso opto por cartas, quando a necessidade assim o obriga, a amigos que sei que lêem com os olhos da alma e do coração, que ouvem a história e sobretudo que me retribuem com palavras perfeitas.
9) Sou perfeccionista, ferozmente exigente, mas sempre longe da perfeição, para que possa ter sempre caminho a percorrer... Nunca o perfeito, nem no pretério e muito menos nos amores, de que não gosto... prefiro malmequeres, por desfolhar, claro. Há muito que os escolhi (aos girassóis e margaridas) como minhas flores preferidas.
10) Quero fazer-me crer que sou forte, quando sei que estou frágil. Resisto, mas acabo por ter uma auto-estima muito light, abaixo da média, não sei porquê, não é defeito... é feitio. Posto isto tudo (e do muito que ficou de fora de uma etiqueta que, embora de tamanho Zara, não chega para aquilo que sou), pode ser que compreendam porquê. Uma etiqueta que, como todas, diz "tratar com carinho", mas também "não irritar acima dos 40º", porque o verniz também me estala! Porque sou o que sou. No fundo, acho que gosto. E confesso que também gosto que gostem de mim.

quarta-feira, setembro 20, 2006

Fui etiquetado...eu??!!


Olá amigos!
O que me faz vir neste momento escrever ao nosso direito a seguir é algo sui generis! Imaginem que uma amiga vossa vos diz: -Etiquetei-te! E vocês respondem: -Tu o quê?...Pois é, esta nova moda de etiquetar alguém corresponde a um questionário realizado por quem responde, que se restringe a uma só temática: Descreve-te em 10 ideias e mostra quem és!

Não tenho muito jeito para isto, mas vamos lá ver...

1 - Gosto do Ser Humano: Criatura misteriosa e fascinante em constante descoberta.
2 - Gosto dos que me acompanham de perto: Fazem-me feliz, ora motivado, ora expectante.
3 - Gosto de Viajar: Um modo de vida - Paris é a minha cidade, Bahia Principe a minha casa.
4 - Gosto de reagir ao imprevisto, de viver o stress, não consigo viver sem Stress!
5 - Gosto de passear, de sair com planos delineados, com boa companhia.
6 - Gosto de saborear o silêncio, às vezes diz o mais acertado.
7 - Gosto de ler: Ensaios dos amigos, livros com boas histórias a partir de uma boa escrita.
8 - Gosto de rir e fazer os outros rir, de ver o lado bom da vida, sem muito saudosismo.
9 - Gosto do calor da praia, da calmia do campo com o riso dos gaiatos.
10- Gosto de viver todos os momentos da VIDA e por isso sou Feliz!

Pronto! Resumindo, sou eu na minha versão mais "light"...até tem graça.

Agora vou etiquetar alguns amigos bloguistas:

Direito a Seguir: Anita, André Raposo
Diário de Um Conselheiro: Bruno Ribeiro
Magnólia do Outono: João Gomes

Estou para ver as reacções, um abraço a todos!

JBaptista

sábado, setembro 16, 2006

O melhor do Sol...

É inevitável hoje... Falar deste Sol. É verdade que gostei dos dias cinzentos que a semana trouxe, do frio ao final do dia, que me fez ir buscar o roupão ao armário, do tempo que lembra que o tempo da preguiça chegou ao fim e me dá ânimo para "encerrar na caixa do passado" mais um Verão. Hoje, por ironia do destino (ou talvez não!), está Sol. Um Sol, que levou a curiosidade de uma fila de leitores de jornais a comprar o novo semanário português. Por todas as razões e mais algumas, não resisti à tentação, folheei todos os cadernos e suplementos e depressa encontrei o melhor do Sol. É verdade que ainda não li o Marcelo... não sei se alguma vez lerei a Margarida (Rebelo Pinto) e até pode ser que venha a encontrar mais do melhor do Sol nalgumas notícias do caderno principal, pois quero ler as reportagens. Mas o que já li - e de fio a pavio - foi a grande entrevista da revista a Guta Moura Guedes, designer autodidacta. E gostei. Porque gosto de quem assume esta postura de indiferença às más línguas e dores de cotovelo da "carneiragem" e luta contra o sistema. Ainda que chegue ao limite do cansaço... ainda que, um dia, o encanto por tudo ou quase tudo se desvaneça.

quarta-feira, setembro 06, 2006

Férias e Universidade de Verão 2006

Olá amigos e visitantes!

Actualmente posso dar a minha rota de férias por finalizada. Depois do repouso necessário do outro lado do Mundo, eis-me de novo em casa, regressado de uma intensa semana de actividade político-formativa. Certamente que devido à comunicação social muitos devem ter percebido que o Partido Social Democrata realizou mais uma vez a sua Universidade de Verão, este ano sob o nome "Francisco Sá Carneiro", em Castelo de Vide, entre os dias 28 de Agosto e 3 de Setembro.

Um grupo de cem jovens, seleccionados de entre quatrocentos candidatos, foram convocados que nem uma verdadeira selecção nacional, pelo Reitor da Universidade, o Deputado Europeu Carlos Coelho e uma vasta equipa de voluntários e funcionários do PSD para uma semana de formação ao mais alto nível, com toda a logística acertada ao milímetro. Uma organização sensacional, ao mais alto nível Europeu.

Marques Mendes, por sua vez, como presidente do partido, decidiu realizar a "reentré" política do PSD no passado dia 3 de Setembro, no encerramento dos trabalhos desta Universidade que tem como principal objectivo formar jovens quadros do partido e da jota social democrata.

De entre os professores desta Universidade, destaque para os conferencistas Miguel Macedo, Mota Amaral, Carlos Pimenta, Viriato Soromenho Marques, Mónica Ferro, Moita de Deus, João Proença, Manuel Lancastre, Pacheco Pereira, Vitor Bento, Joaquim Azevedo, Durão Barroso, Marcelo Rebelo de Sousa, Rogério Carapuça, Pedro Lombra, Miguel Monjardino, Marques Mendes, entre outros.

A pontualidade britânica do Deputado Carlos Coelho levou a que toda a semana fosse pautada pelo cumprimento dos horários estipulados, sem qualquer boicote por parte dos alunos que eram parte interessada no cumprimento dos mesmos, para que lhes fosse permitido realizar os trabalhos necessários à sedimentação das matérias aprendidas.
Um abraço especial para alguns elementos desta Universidade que não esquecerei, gente que esteve comigo, me apoiou, com quem ri e desabafei! Ao Bruno, o meu conselheiro, aqui fica o meu obrigado e os meus parabéns. És grande Companheiro!

A promessa da realização da UV 2007 foi já realizada e para os interessados, estejam atentos à abertura das candidaturas! Foi sem dúvida uma semana diferente em que apenas há a apontar os lobbys de jovens que se acham políticos e se empenham em conseguir um qualquer lugar de destaque numa jota cada vez mais fechada em sí!

Até Breve,

Um abraço deste vosso amigo

José Baptista